quarta-feira, 18 de junho de 2008

Temperatura do ar

Já te apercebeste que a temperatura varia ao longo do dia.
-Durante o dia o ar aquece devido á radiação solar.

-Durante a noite, o aquecimento deve-se apenas á radiação emitida pela Terra.

-A diferença entre a temperatura máxima e a mínima registadas durante um dia designa-se por amplitude térmica diurna.Amplitude térmica diurna=

-temperatura máxima- temperatura mínima -Temperatura média diurna
= soma de todas as temperaturas registadas-número de registos Temperatura térmica anual = temperatura média do mês mais quente - temperatura média do mês mais frio.

-Circulação do ar

- Correntes de convecção.

-Os materiais que formas a superfície terrestre não são todos iguais: Os que absorvem mais radiação solar aquecem mais, e os que absorvem menos aquecem menos.Humidade absoluta=massa(de vapor de água)-g/m3 volume(de ar)m3 Á temperatura de 20 ºc, e a humidade é de 17,3 g/m3,o ar está saturado de vapor de água.

-Se temperatura subir um pouco, o ar passa a estar insaturado.se a temperatura descer um pouco,algum vapor de água condensa passando a água líquida.

-Chama-se humidade relativa ao quociente entre a massa de vapor de água existente num certo volume de água á temperatura considerada e a quantidade máxima que existiria se o ar estivesse saturado.
-Humidade relativa=humidade absoluta(g/m3)___x100%em % ponto de saturação(g/m3)Assim:-se a temperatura relativa do ar é de 50 %,ele contém metade da massa máxima de vapor de água que pode conter;-Se a humidade relativa do ar é de 100 %o ar contém a massa máxima de vapor de água está saturado.

-Os aparelhos que medem a humidade relativa do ar chamam-se higrómetros.

-Fenómenos atmosféricos relacionados com a humidade e a temperatura Nuvens: Gotículas de água e até cristais de gelo suspensos no ar a determinada altitude.Orvalho: Gotículas de água que se forma sobre o solo e s corpos próximos.

-O orvalho forma-se quando o solo e os corpos arrefecem durante a noite.

-Nevoeiro e Neblina:gotícula de água suspensas no ar desde o solo, até pequena altitude, está saturado de vapor de água e ocorre o abaixamento de temperatura.

-Geada:Cristais de gelo que se forma sobre o solo e os corpos que se encontram próximos.

-Chuva e Neve:Gotas de água ou flocos formados por cristais de gelo que caem para o solo.Granizo e Saraiva: Pedaços de gelo que caem para o solo.

-Trata-se de granizo se o diâmetro for inferior a 5mm e saraiva se for superior a 5mm

Sem comentários: